5 jogos que viraram séries; Confira essa lista para maratonar ainda em 2025
Por anos, o “gênero” de adaptações de games para filmes e séries foi uma piada. Para cada promessa, um desastre cinematográfico que mais parecia uma afronta aos fãs. Mas, de uns tempos para cá, algo mudou. A indústria do entretenimento finalmente entendeu que, para fazer uma boa adaptação, é preciso respeitar o material original, contratar roteiristas talentosos e, mais importante, entender a alma da história. O resultado? Uma leva de produções que são tão boas ou, em alguns casos, até melhores que o jogo.
Reunimos aqui 5 jogos que viraram séries e que provam que a maré virou de vez.
1. The Last of Us (HBO Max)

Se você não assistiu a esta série, a gente só pode supor que você viveu em uma caverna no último ano. A adaptação da HBO Max não só é a prova de que Hollywood aprendeu a lição, mas também é considerada por muitos como a melhor adaptação dos jogos que viraram séries. A série é fiel à trama de Joel e Ellie, mas expande o universo e aprofunda os personagens de um jeito que emociona até quem nunca tocou no controle. Com atuações de peso e um roteiro impecável, a série foi um sucesso absoluto de crítica e audiência.
- Status: A série foi renovada e a segunda temporada já está em produção.
2. Arcane (Netflix)

Esqueça o que você sabe sobre jogos de estratégia e batalhas online. Arcane, a série inspirada no universo de League of Legends, é uma obra de arte animada que conquistou até quem nunca pisou no MOBA mais popular do mundo. O drama acompanha a história das irmãs Vii e Jinx, separadas por circunstâncias trágicas, em um mundo de conflitos entre cidades e classes sociais. A animação impecável, a trilha sonora eletrizante e a narrativa madura fizeram da série um fenômeno de crítica, com prêmios e o reconhecimento de ser uma das melhores produções de animação da década.
- Status: A série foi renovada para uma segunda temporada.
3. Fallout (Prime Video)

Para quem achava que seria impossível levar o humor ácido, o caos nuclear e a bizarrice dos games de Fallout para as telas, o Prime Video mostrou que tudo é possível. A série, produzida por Jonathan Nolan (Westworld), é uma carta de amor ao material original, com referências para os fãs mais antigos e uma trama envolvente que funciona para quem está chegando agora. O roteiro é hilário, a direção é brilhante e o mundo pós-apocalíptico é tão fascinante quanto nos jogos. O sucesso foi imediato e a série já é considerada uma das melhores do ano.
- Status: A série foi renovada para uma segunda temporada.
4. Cyberpunk: Edgerunners (Netflix)

Quando o jogo Cyberpunk 2077 foi lançado, a recepção foi, no mínimo, polêmica. Mas, ironicamente, foi a série animada que salvou a reputação da franquia. Edgerunners é um soco no estômago, com uma narrativa frenética e visualmente impactante, ambientada no universo futurista e violento de Night City. O anime conta a história de David Martinez, um jovem que se torna um mercenário de elite. A produção é curtinha, intensa e perfeita para uma maratona. Além disso, a série é um ótimo ponto de partida para quem quer conhecer o universo do jogo.
- Status: A série é uma minissérie e não haverá novas temporadas.
5. Castlevania (Netflix)

Antes de Arcane e The Last of Us dominarem as conversas, foi Castlevania quem provou que adaptações de games podem ser, sim, incríveis. Baseada na clássica franquia da Konami, a série animada da Netflix trouxe a história do caçador de vampiros Trevor Belmont de volta à vida, com uma narrativa sombria, violenta e com um estilo de animação de tirar o fôlego. A produção fez um trabalho impecável ao expandir o universo do jogo e ao aprofundar a história de seus personagens, como Alucard e Sypha Belnades.
- Status: A série foi finalizada após quatro temporadas, mas um spin-off, Castlevania: Noturno, já está disponível na Netflix.
Gostou da lista de 5 jogos que viraram séries? Fique de olho nos conteúdos do Entre Episódios
- Filme na Netflix: Na Companhia do Medo é terror psicológico com boas doses de sobrenatural para conferir no final de semana
- Série da Prime Video: Arquivo Morto faz a cabeça dos fãs de investigação criminal mais de duas décadas após sua estreia
- Essa Série da Netflix destaca a dificuldade dos millennials em encerrar ciclos
- Série para maratonar: All Her Fault é ideal para assistir em poucos dias e vai te surpreender
- Série para maratonar: Valéria transforma crises dos 30 em histórias rápidas e envolventes